ISBN: 978-65-86483-14-7
Organizadoras: Ionã Carqueijo Scarante / Joseane Costa Santana
Gênero: Antologia / Poesias
Páginas: 78
Formato: 14x21
Mãos que inspiram poesia: a arte de Maragogipinho traduzida em versos e ilustrações é um livro resultante de muito “Pé no chão e mão na massa”, para citar o verso de Iasmin Alves Brito. O pé no chão representa o enraizamento telúrico daqueles que, situados em seu locus vivendi, oleiros por profissão, fazem poesia em utensílios de barro. Por outro lado, simboliza o pé que anda e desvenda outras realidades, traduzindo-as em arte poética e pictórica, isto é, o gesto desprendido de alunos curiosos e sensíveis ao olhar do outro e de si mesmos. O barro, por sua vez, é a massa, matéria-prima que se reverte em arte cerâmica, nas mãos dos oleiros de Maragogipinho, e se conforma, enforma e transforma em imagens verbais e visuais, através de poesias e ilustrações produzidas pelos alunos da 1ª série dos cursos de Agropecuária e Agroecologia, integrados ao ensino médio, do IF Baiano, Valença, sob a cuidadosa orientação das professoras Ionã Scarante e Joseane Santana.
Dando forma ao amorfo, o papel em branco à espera do texto poético ou da imagem, assim como fazem os oleiros, dando forma e vida à massa informe do barro, o que temos, como resultado, é a liberdade criativa convertida em livro com leitura leve, livre e lúdica. Foi “paixão à primeira vista”! Encantei-me ao recebê-lo em primeira mão.
Você aí, o que está esperando? Ponha a mão na massa e enlameie-se do barro de poesias expressas pelo verbo e pela imagem! Deleite-se!
Quase todos nós desejamos escrever um livro – se é que já não o temos pronto, numa gaveta ou numa pasta digital. Além de obras pessoais completas, participação em antologias literárias ou em obras acadêmicas também fazem parte de nossos sonhos. A Editora Mente Aberta te ajuda a “organizar as ideias” e também a publicar seus escritos, como tem feito com muita gente boa ao longo de quase uma década.