Em Anjo de barro, uma história com feição de lenda, Ionã Scarante apresenta a menina Santinha, que levava alegria aos artesãos das olarias de Maragogipinho (Distrito de Aratuípe-BA). De origem desconhecida, diversas eram as sugestões havidas, sem que a menina revelasse de onde viera.
Entre as figuras de barro, moringas e bonecos, entre as brincadeiras com as demais crianças da terra, os festejos das feiras e a vivência da praça e da igreja, Santinha – menina ou anjo? – distribuía beleza e encanto no ambiente do barro. Assim cumpriu sua possível destinação. Talvez aos anjos não seja dado estar para sempre entre nós outros, pessoas comuns.
Eis uma história para pequenos e grandinhos se encantarem.
Gláucia Lemos
Escritora. Poeta. Membro da Academia de Letras da Bahia,
Quase todos nós desejamos escrever um livro – se é que já não o temos pronto, numa gaveta ou numa pasta digital. Além de obras pessoais completas, participação em antologias literárias ou em obras acadêmicas também fazem parte de nossos sonhos. A Editora Mente Aberta te ajuda a “organizar as ideias” e também a publicar seus escritos, como tem feito com muita gente boa ao longo de quase uma década.