O caderno pedagógico intitulado O conto afro-brasileiro na roda da leitura literária, produzido no Mestrado Profi ssional em Letras (Profl etras), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus V, apresenta-se como uma alternativa singular e urgente no trato das discussões das relações étnico-raciais na escola básica.
A temática trabalhada no material diz respeito à introdução da literatura afro-brasileira nas escolas e, consequentemente, na formação leitora dos educandos da educação básica. O conteúdo esboçado está em total consonância com as exigências das Leis n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008 e é apresentado de forma criativa, lúdica e planejada.
O conteúdo do caderno revela ainda um toque especial, ao trazer o livro Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo, para o centro da discussão proposta.
A publicação do material é fi nanciada pelo Edital n. 005/2024, realizado pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SMCTJ), com recursos do Governo Federal repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), destinado aos agentes culturais do município de Santo Antônio de Jesus-BA, com o objetivo de incentivar o respeito à democratização do conhecimento e da cultura localmente.
Espera-se que a distribuição gratuita do caderno proporcione a ampliação e o interesse de docentes para inserção da temática na escola pública de um modo mais propositivo e transformador, colaborando para que docentes e discentes descubram a magia do literário por meio da literatura afro-brasileira.
Quase todos nós desejamos escrever um livro – se é que já não o temos pronto, numa gaveta ou numa pasta digital. Além de obras pessoais completas, participação em antologias literárias ou em obras acadêmicas também fazem parte de nossos sonhos. A Editora Mente Aberta te ajuda a “organizar as ideias” e também a publicar seus escritos, como tem feito com muita gente boa ao longo de quase uma década.