A sequência de obras, intitulada Ciências Sociais Aplicadas, completa 6 anos com este volume e marca de 12 livros publicados.
Desde 2019, com o lançamento de Ciências Sociais Aplicadas I: construindo bases interdisciplinares para uma sociedade justa e plural, a cada semestre temos reunido um número significativo de pesquisadores nas mais variadas áreas – administração, economia, ciências contábeis, filosofia, educação, comunicação, direito e tantas outras –, que apresentam olhares inter, multi, pluri e transdisciplinares sobre uma diversidade de temáticas atravessam as ciências sociais aplicada aos problemas do dia a dia.
Desde o livro IX, os estudos reunidos têm se imbricado, fundamentalmente, com a discussão de políticas públicas em todas as esferas, o que tem permitido que as obras representem uma importante contribuição para se pensar o bem comum a partir das ações ou já implementadas, ou que podem ser adotadas pelos entes públicos no âmbito federal, estadual e municipal.
Neste Ciências Sociais Aplicadas XII: políticas públicas, desenvolvimento e novas relações sociais, dividimos os estudos em três eixos: políticas públicas, desenvolvimento e novas relações sociais. No primeiro eixo, discute-se; a construção de políticas públicas tendo a psicologia social como instrumento; o acesso à informação e à difusão do conhecimento no acompanhamento da Política de Educação Profissional no Litoral Norte e no Agreste baiano; os desafios da Política Pública de Educação Inclusiva para estudantes com transtorno do espectro autista. O segundo eixo trata de: desenvolvimento e saúde na Bahia economia popular e solidária na Ieps-Uefs; uberização e relações de trabalho no Brasil; marca Lugar de Salvador na publicidade institucional digital da Festa de Iemanjá e dos de desafios e perspectivas da docência e da gestão no ensino superior militar. Por fim, o terceiro eixo reúne discussões sobre: bioética e transexualidade; liderança
feminina e inteligência artificial em empresas familiares; relação entre tecnologia da informação e surdez; fintechs bancos tradicionais e consumidores.
Com isso, esperamos mais uma vez que os estudos aqui mobilizados acrescentem novas notas e reflexões para quantos tenham a oportunidade de percorrer suas páginas, com interesse acadêmico e pessoal.Feira de Santana / Salvador, 5 de agosto de 2025.
Pedro Camilo de Figueirêdo Neto
Daniela Magalhães Costa de Jesus
José Gileá
Kátia Maria Mendes Silva
Organização
Quase todos nós desejamos escrever um livro – se é que já não o temos pronto, numa gaveta ou numa pasta digital. Além de obras pessoais completas, participação em antologias literárias ou em obras acadêmicas também fazem parte de nossos sonhos. A Editora Mente Aberta te ajuda a “organizar as ideias” e também a publicar seus escritos, como tem feito com muita gente boa ao longo de quase uma década.