A contemporaneidade segue sendo essa época em que nos movemos e em que intensas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais acontecem, cada vez mais velozes, a desafiarem nossa capacidade de compreensão e adaptação.
Nesse universo, o mundo jurídico vê-se igualmente instado a oferecer respostas e mecanismos de regulação, seja para as relações jurídicas de sempre, agora defrontadas por novas nuances, seja para relações jurídicas que agora nascem e que requerem cuidados e atenções, para que se preservem direitos e garantias, tantos as individuais quanto as coletivas.
Em seu sétimo ano de edição e marcando seu décimo quarto volume, Diálogos jurídicos XIV: Direito Público e Direito Privado na contemporaneidade abre espaço para que diversos profissionais do direito, entre especialistas,
mestres e doutores, enfrentem alguns desses problemas com que a contemporaneidade desafia a ordem jurídica.
Dividida em dois blocos temáticos, a primeira parte, que trata de Direito Público, aborda os seguintes assuntos: adequações sanitárias na indústria de embalagens plásticas para alimentos; sharenting, a exposição da
vida familiar e superexposição digital de crianças e jovens; limites constitucionais para a aglutinação de cargos públicos; direito público na contemporaneidade; educação integral e políticas públicas; governabilidade democrática, poder econômico e impactos ambientais no Brasil.
Já a segunda parte, que trata de Direito Privado, enfrenta estes temas: inteligência artificial; parentalidade e adoção à brasileira; análise acerca dos principais direitos do trabalhador brasileiro e norte-americano; planejamento sucessório personalizado e expertise da holding familiar; validade do consentimento impositivo perante a Lei Geral de Proteção de Dados; responsabilidade civil de rodovias administradas pela iniciativa privada por animais em rodovias; tutela dos direitos autorais e autonomia artística.
Apresentando diversidade temática e riqueza de informações, Diálogos jurídicos XIV: Direito Público e Direito Privado na contemporaneidade representa mais um contributo da Editora Mente Aberta e de suas/seus autoras/es para ajudar a solucionar parte das controvérsias e dilemas do Direito na atualidade.
Pedro Camilo de Figueirêdo Neto
Nadialice Francischini de Souza
Fernanda Ambros
Organização
Quase todos nós desejamos escrever um livro – se é que já não o temos pronto, numa gaveta ou numa pasta digital. Além de obras pessoais completas, participação em antologias literárias ou em obras acadêmicas também fazem parte de nossos sonhos. A Editora Mente Aberta te ajuda a “organizar as ideias” e também a publicar seus escritos, como tem feito com muita gente boa ao longo de quase uma década.