O avesso do Direito: o contraponto às pedagogias tradicionais, elaborado por diversas mãos, forma um coro de olhares e vozes acadêmicas inquietas. Os/as autores/as desses ensaios são alunos do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campos III, Juazeiro, secundados pelo professor dr. Luciano Bomfim.
Destarte, os aspectos filosóficos do Direito repousam na compreensão da lei e na substância da norma tecida por uma rede de investigações que enfatiza os desdobramentos entre a ciência jurídica e a filosofia. Lastreado na reflexão dos pensadores Aristóteles e Kant, nesse diálogo filosófico e plural enquanto tônica, o livro promove questionamentos sobre a natureza da justiça, os limites da interpretação legal e o papel da ética e da moral nas decisões judiciais.
É de extrema importância ressaltar que, como a ideia de justiça vem sendo formulada e reformulada, os escritos estão em convergência com a vida concreta dos sujeitos sociais, somando-se os valores da igualdade, da ética, da moral e da liberdade. E, dessa derradeira afirmação, inferese que esta obra assume a tarefa acadêmica e científica de propor uma interpretação das normas com base em princípios filosóficos colocados no centro. Em outras palavras, nas entrelinhas, seja pela via da ética, seja pela da moral, refletir sobre a norma é mais do que decifrar a superfície da relação entre Direito e Filosofia.
Profa. Dra. Cristian Sales
(Uneb – PósCrítica)
Quase todos nós desejamos escrever um livro – se é que já não o temos pronto, numa gaveta ou numa pasta digital. Além de obras pessoais completas, participação em antologias literárias ou em obras acadêmicas também fazem parte de nossos sonhos. A Editora Mente Aberta te ajuda a “organizar as ideias” e também a publicar seus escritos, como tem feito com muita gente boa ao longo de quase uma década.