Este livro trata da política de emprego no Estado da Bahia no contexto da reforma trabalhista e da pandemia da Covid-19. Suas páginas analisam o Conselho Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda da Bahia (Ceter) entre os anos de 2017 e 2021.
Partindo do tema elencado, e visando abordar aspectos de governança no federalismo brasileiro, a pesquisa trata da rigidez orçamentária dos entes federados brasileiros e sua influência na formulação das políticas de emprego, buscando resposta para a seguinte pergunta: como o Ceter participou da formulação da política de emprego do Estado da Bahia entre os anos de 2017 e 2021?
Assim, o conhecimento consolidado nesta obra contribui para entender os conselhos gestores como importantes indutores de políticas em sua população, embora conforme um quadro federativo instável, em que não se contribui para a redução consistente das desigualdades regionais e para a divisão efetiva do poder entre os governos locais, princípios-base de uma federação.
Quase todos nós desejamos escrever um livro – se é que já não o temos pronto, numa gaveta ou numa pasta digital. Além de obras pessoais completas, participação em antologias literárias ou em obras acadêmicas também fazem parte de nossos sonhos. A Editora Mente Aberta te ajuda a “organizar as ideias” e também a publicar seus escritos, como tem feito com muita gente boa ao longo de quase uma década.